
painel científico: o crânio pulsa
%201.png)
4ª Edição de 2023 | 18 de maio

às 12:00
Entendimento da onda da PIC em crianças
Este é um encontro virtual com o objetivo de difundir conhecimento e disseminar informações sobre os avanços científicos e impactos na saúde neurológica a partir da publicação The New ICP Minimally Invasive Method Shows That The Monro-Kellie Doctrine Is Not Valid e o conceito de expansividade do crânio humano, uma ideia que nasceu com o físico, químico e professor Sérgio Mascarenhas.
O "Painel Científico: o crânio pulsa" apresenta os impactos e avanços científicos no monitoramento da dinâmica da complacência e pressão intracraniana.
É um evento mensal que reúne pesquisadores, médicos e outros profissionais e acadêmicos para falar sobre publicações relevantes e de alto impacto da área, unindo conhecimento científico a suas experiências profissionais.



evento 100% online, gratuito
sobre esta edição
Mediada por Gustavo Frigieri, a 4ª Edição do Painel Científico de 2023 terá a presença das médicas Dra. Simone Karuta, neuropediatra no Hospital Pequeno Príncipe, para falar sobre “Avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na pediatria” e Dra. Nelci Zanon, neurocirurgiã pediatra do Hospital Samaritano, que irá apresentar o estudo “Avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na hidrocefalia pediátrica”.
O Painel Científico tem duração de 30 minutos – com duas sessões de 15 minutos. A segunda sessão será embasada na pesquisa:
-
“Noninvasive intracranial pressure monitoring throughout brain compliance guiding a ventriculoperitoneal shunt replacement in hydrocephalus—case report”, publicada na Child's Nervous System.


12:00
avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na pediatria
Dra. Simone Karuta, neuropediatra no Hospital Pequeno Príncipe.
12:15
avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na hidrocefalia pediátrica
Dra. Nelci Zanon, neurocirurgiã pediatra do Hospital Samaritano.
sobre a brain4care
A brain4care é uma healthtech brasileira de base científica que desenvolve e oferta tecnologia pioneira de monitorização não invasiva de variações de pressão e complacência intracraniana.
Isso é feito por meio de um dispositivo wearable (um sensor posicionado na cabeça do paciente com uma banda de fixação), acessível e de baixo custo, conectado via internet a uma plataforma analítica, que fornece em poucos minutos informações adicionais que qualificam o diagnóstico, orientam a terapêutica e indicam evolução de distúrbios neurológicos.
Fundada em 2014 pelo físico, químico e professor Sérgio Mascarenhas (1928-2021) e acelerada no Vale do Silício pela Singularity University em 2017, a brain4care obteve liberação da tecnologia pela Anvisa em 2019, pela Food and Drug Administration (FDA) em 2021 e encontra-se em utilização comercial em mais de 50 hospitais e clínicas no Brasil.
Conta com 62 publicações científicas de estudos realizados em centros de referência como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade do Porto, Cleveland Clinic e Mayo Clinic.



Dr. Gustavo Frigieri
Meio cientista, meio empreendedor. Essa foi a trajetória que Gustavo Vilela Frigieri percorreu ao longo de sua carreira e que se consolidou agora, como diretor científico da brain4care. A solução que criou possibilitou uma disrupção na medicina: a monitorização não-invasiva da complacência e pressão intracranianas (PIC), por meio da interpretação médica da morfologia do pulso da PIC. A tecnologia, desenvolvida por ele e pelo físico, químico e professor Sérgio Mascarenhas, com quem estudou em seu doutorado, atualiza a teoria de Monro-Kellie, que há cerca de 200 anos estabeleceu que o crânio é um ambiente inelástico e que, portanto, o acesso a informações cerebrais seria impossível. Acumulou experiências no meio acadêmico dando aulas e palestras em instituições como USP, Harvard, Cambridge, Stanford, entre outras, de disciplinas como instrumentação médica, farmacologia, biologia molecular, neurociência e desenvolvimento de métodos de diagnóstico. Na brain4care, somou à vivência profissional aspectos como estratégia de negócio, qualidade, regulação e consultoria científica. Aliar dois mundos aparentemente improváveis foi a forma que Gustavo encontrou de realizar o propósito genuíno da brain4care, e que se tornou o dele: desafiar os limites da medicina para vivenciar histórias de saúde e felicidade.


Dra. Nelci Zanon Collange
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (1986), mestrado em Medicina (Neurocirurgia) pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Medicina (Neurocirurgia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é neurocirurgiã pediatra do Hospital Samaritano, diretora científica do Centro de Neurocirurgia Pediátrica e médica da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: neurocirurgia pediátrica, mielomeningocele, simulação cirúrgica, hidrocefalia e malformações congênitas.

Dra. Simone Carreiro Vieira Karuta
Atualmente é médica do Departamento de Neuropediatria do Hospital Pequeno Príncipe, onde atua há 17 anos. É orientadora da Residência Médica em Pediatria e Neuropediatria. Professora da Disciplina de Pediatria da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Professora da Disciplina de Pediatria das Faculdades Pequeno Príncipe, Médica Neuropediatra do Núcleo de Pesquisas Clínicas do Hospital Pequeno Príncipe. Foi professora do departamento de Pediatria do Curso de Medicina da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Pediatria, área de atuação em Neurologia Pediátrica, com ênfase em espasticidade e distúrbios de movimento. Especialidade em Distúrbios de Movimento e Espasticidade pelo Miami Children´s Hospital e Universidade de Miami . Doutora em Medicina Interna pela UFPR.