
painel científico: o crânio pulsa
%201.png)
6ª Edição de 2023 | 27 de julho

às 12:00
Avanços da onda em pacientes agudos e crônicos
Este é um encontro virtual com o objetivo de difundir conhecimento e disseminar informações sobre os avanços científicos e impactos na saúde neurológica a partir da publicação The New ICP Minimally Invasive Method Shows That The Monro-Kellie Doctrine Is Not Valid e do conceito de expansividade do crânio humano, uma ideia que nasceu com o físico, químico e professor Sérgio Mascarenhas.
O "Painel Científico: o crânio pulsa" apresenta os impactos e avanços científicos no monitoramento da dinâmica da complacência e pressão intracraniana.
É um evento mensal que reúne pesquisadores, médicos e outros profissionais e acadêmicos para falar sobre publicações relevantes e de alto impacto da área, unindo conhecimento científico a suas experiências profissionais.



evento 100% online, gratuito
sobre esta edição
Mediada por Elaine Peixoto, a 6ª Edição do Painel Científico de 2023 terá a presença da biomédica Dra. Cristiane Rickli Barbosa para falar sobre “Avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na insuficiência renal crônica” e do médico Thomas Markus Dhaese, que irá apresentar “Avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na relação entre saúde cerebral e cardiológico”.
O Painel Científico tem duração de 30 minutos – com duas sessões de 15 minutos. Esta edição é baseada nos artigos científicos:


12:00
avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na insuficiência renal crônica
Dra. Cristiane Rickli Barbosa, biomédica graduada em 2011 pelo Centro Universitário de Maringá com habilitação em Análises Clínicas e Diagnóstico por Imagem.
12:15
avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e a volumetria intracraniana em pacientes com traumatismo cranioencefálico
Thomas Markus Dhaese, plantonista/coordenador do PA e da UTI geral do Hospital Bom Jesus - PG e responsável técnico pela UTI do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais.
sobre a brain4care
A brain4care é uma healthtech brasileira de base científica que desenvolve e oferta tecnologia pioneira de monitorização não invasiva de variações de pressão e complacência intracraniana.
Isso é feito por meio de um dispositivo wearable (um sensor posicionado na cabeça do paciente com uma banda de fixação), acessível e de baixo custo, conectado via internet a uma plataforma analítica, que fornece em poucos minutos informações adicionais que qualificam o diagnóstico, orientam a terapêutica e indicam evolução de distúrbios neurológicos.
Fundada em 2014 pelo físico, químico e professor Sérgio Mascarenhas (1928-2021) e acelerada no Vale do Silício pela Singularity University em 2017, a brain4care obteve liberação da tecnologia pela Anvisa em 2019, pela Food and Drug Administration (FDA) em 2021 e encontra-se em utilização comercial em mais de 50 hospitais e clínicas no Brasil.
Conta com 67 publicações científicas de estudos realizados em centros de referência como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade do Porto, Cleveland Clinic e Mayo Clinic.




Dra. Cristiane Rickli Barbosa
Biomédica graduada em 2011 pelo Centro Universitário de Maringá com habilitação em Análises Clínicas e Diagnóstico por Imagem. Mestre e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Tem experiência em Análises Clínicas (Hematologia, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia, Urinálise e Imunologia). Atualmente faz parte do corpo docente do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, ministrando as disciplinas de medicina laboratorial, morfofuncional macroscópico e microscópico, coordena projetos de Iniciação Científica e participa do Grupo de Trabalho de Inovação Acadêmica da instituição.

Thomas Markus Dhaese
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é plantonista/coordenador do PA e da UTI geral do HOSPITAL BOM JESUS - PG e responsável técnico pela UTI do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Médico Intensivista desde 2013. Mestre em Ciências da Saúde desde 2019. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Intensiva.