Painel Científico 7ª edição — evento online
avanços da onda da pressão intracraniana na lesão cerebral aguda
Conheça os mais recentes avanços científicos na onda da PIC neste painel de discussão de 30 minutos.

31 de agosto, quinta-feira

12:00 GMT-3

Espanhol, sem tradução simultânea

sobre esta edição
Mediada pelo Dr. Sérgio Brasil, a 7ª Edição do Painel Científico de 2023 terá a presença dos médicos Dr. Daniel Godoy e Dr. Walter Videtta.
A primeira sessão será embasada na publicação:

The intracranial compartmental syndrome: a proposed model for acute brain injury monitoring and management
saiba mais sobre os temas abordados nesta edição
O Painel Científico tem duração de 30 minutos – com duas sessões de 10 minutos e um um espaço final para perguntas e respostas da audiência.

12:00 - 12:10
Avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na síndrome compartimental intracraniana
Dr. Daniel Agustín de Godoy - médico
Unidade de Terapia Neurointensiva, Sanatório Pasteur - Catamarca, Argentina.

12:10 - 12:20
Avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na lesão cerebral aguda
Dr. Walter Videtta - Médico
Hospital Nacional Prof. A. Posadas, especialista em medicina crítica e terapia intensiva e emergência. Membro da Cuidados Neurocríticos (FNCS) Neurocritical Care Society
conheça os palestrantes

Dr. Sérgio Brasil
Médico neurologista, pós-doutor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), neurossonologista e membro do comitê científico da brain4care.

Dr. Daniel Agustín de Godoy
Chefe do Serviço de Terapia Intensiva Neurológica e Neurocirúrgica do Sanatório Pasteur e médico da equipe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital San Juan Bautista,
Especialista universitário em cuidados intensivos com a subespecialidade de cuidados neurointensivos. Concluído seus estudos de pós-graduação na Espanha, Suécia e EUA. Desenvolve ativamente sua atividade docente e é autor de vários livros.

Dr. Walter Videtta
Médico intensivista do Hospital Posadas, Buenos Aires, Argentina, Fundador e Presidente do LABIC (Latin American Brain Injury Consortium), atuou como Diretor e Professor do Curso Nacional de Neurointensivismo para SATI, participou de vários cursos sobre terapia intensiva e ensinado em campo para médicos e enfermeiros na América Latina, em um ambiente particular sem monitoramento de pressão intracraniana (PIC) e outros recursos. Seu interesse de pesquisa inclui lesões cerebrais traumáticas em todos os aspectos. Atualmente, trabalha na UTI do Hospital Posadas e desenvolve o projeto 'Gerenciando TBI Grave Sem Monitoramento de ICP: Desenvolvimento e Teste de Diretrizes'.

mais do que um painel
O "Painel Científico: o crânio pulsa" é realizado pela brain4care e apresenta os impactos e avanços científicos no monitoramento da dinâmica da complacência e pressão intracraniana.
É um evento mensal que reúne pesquisadores, médicos e outros profissionais e acadêmicos para falar sobre publicações relevantes e de alto impacto da área, unindo conhecimento científico a suas experiências profissionais.
A brain4care é uma healthtech brasileira de base científica que desenvolve e oferta tecnologia pioneira de monitorização não invasiva de variações de pressão e complacência intracraniana.
sobre a tecnologia brain4care
O brain4care é um dispositivo wearable (um sensor posicionado na cabeça do paciente com uma banda de fixação), acessível e de baixo custo, conectado via internet a uma plataforma analítica, que fornece em poucos minutos informações adicionais que qualificam o diagnóstico, orientam a terapêutica e indicam evolução de distúrbios neurológicos.
Fundada em 2014 pelo físico, químico e professor Sérgio Mascarenhas (1928-2021) e acelerada no Vale do Silício pela Singularity University em 2017, a brain4care obteve liberação da tecnologia pela Anvisa em 2019 e pela Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos em 2021.
Atualmente, a tecnologia brain4care encontra-se em utilização comercial em mais de 60 hospitais e clínicas no Brasil, e conta com mais de 70 publicações científicas de estudos realizados em centros de referência, como USP, Unifesp, Universidade do Porto e Cleveland Clinic.
