Painel Científico 9ª Edição - evento online e gratuito
Edição especial comemorativa | Dia Nacional de Atenção aos Portadores de Hidrocefalia
avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na hidrocefalia
Conheça os mais recentes avanços científicos discutidos no “Hydrocephalus 2023 Meeting”, realizado em Hamburgo, Alemanha, neste painel de discussão de 30 minutos.

25 de outubro, quarta-feira

12:00 GMT-3

sobre a edição
A 9ª Edição do Painel Científico será especial em comemoração ao Dia Nacional de Atenção aos Portadores de Hidrocefalia, dia 25 de outubro.
O tema abordado será “Avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na hidrocefalia”, com os médicos Dr. Fernando Gomes Pinto e Dr. Raphael Bertani. Ambos participaram do “Hydrocephalus 2023 Meeting”, realizado em Hamburgo, Alemanha.
Eles compartilham suas experiências acadêmicas e profissionais em duas palestras mediadas por Elaine Peixoto, enfermeira, especialista do conhecimento na brain4care.
programação
O Painel Científico tem duração aproximada de 30 minutos.
O período inicial do evento é composto pelas apresentações dos palestrantes sobre o tema.
Após as falas, o tempo é reservado para uma sessão de perguntas e respostas.
12:00 - 12:20
Avanços no entendimento da onda da PIC, complacência e pressão intracraniana na hidrocefalia
Dr. Fernando Gomes Pinto
Neurocirurgião e professor Livre Docente Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP) e Chefe do Grupo de Hidrodinâmica HC/FMUSP.
Dr. Raphael Bertani
Neurocirurgião membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e parte do grupo de Hidrodinâmica do HC/FMUSP.
12:20 - 12:30
Sessão de perguntas e respostas
Mediadora: Elaine Peixoto.
Participantes: Dr. Fernando Gomes Pinto e Dr. Raphael Bertani.
conheça os palestrantes
.png)
Dr. Fernando Gomes Pinto
Neurocirurgião, chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP desde 2007, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).
.png)
Dr. Raphael Bertani
Neurocirurgião membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), especializado em Dor pelo Instituto Albert Einstein de Ensino e Pesquisa e em Neurocirurgia vascular e de base de crânio pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).
conheça a mediadora
.png)
Elaine Peixoto
Enfermeira, mestre em enfermagem pela UNIFESP, especialista em cardiologia pelo inCor-HCFMUSP e em administração hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Instrutora em simulação realística pelo EuSim. Atualmente trabalha como especialista do conhecimento na brain4care.

sobre o evento
O Painel Científico é realizado pela brain4care e apresenta os impactos e avanços científicos no monitoramento da dinâmica da complacência e pressão intracraniana.
É um evento mensal que reúne pesquisadores, acadêmicos, médicos e outros profissionais para falar sobre publicações relevantes e de alto impacto da área, unindo conhecimento baseado em evidências científicas a experiências clínicas e profissionais
sobre a tecnologia brain4care
brain4care é uma healthtech brasileira de base científica que desenvolve e oferta tecnologia pioneira de monitorização não invasiva de variações de pressão e complacência intracraniana.
A tecnologia conta com um dispositivo wearable (sensor posicionado na cabeça do paciente com uma banda de fixação), acessível e de baixo custo, conectado via internet a uma plataforma analítica, que fornece em poucos minutos informações adicionais que qualificam o diagnóstico, orientam a terapêutica e indicam evolução de distúrbios neurológicos.
Fundada em 2014 pelo físico, químico e professor Sérgio Mascarenhas (1928-2021) e acelerada no Vale do Silício pela Singularity University em 2017, a brain4care obteve liberação da tecnologia pela Anvisa em 2019 e pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, em 2021.
Atualmente, a tecnologia brain4care encontra-se em utilização comercial em mais de 60 hospitais e clínicas no Brasil, e conta com mais de 70 publicações científicas de estudos realizados em centros de referência, como USP, Unifesp, Universidade do Porto e Cleveland Clinic.
